Se você passa muito tempo em frente ao computador, certamente já pensou em como seria poder editar os seus próprios vídeos para fazer vlogs, montagens e outras edições divertidas para compartilhar com os amigos na internet.
tualmente, há muitos editores de vídeo disponíveis para os computadores com Windows, e muitos deles são bem mais simples do que a grande maioria imagina. É claro que também há funções profissionais e complexas, criadas para fazer com que os editores consigam dominar qualquer transição, efeito ou corte de câmera.
Mas você sabia que existem ferramentas excelentes e que não custam nada? Pois é! Há muitos softwares gratuitos que podem ser usados em seu computador para uma série de edições bem legais. Gostou da ideia? Então confira agora mesmo alguns dos softwares mais interessantes que você pode instalar.
Com mais de 50 transições pré-definidas e a capacidade de adicionar narração com muita facilidade, o EaseUS Video Editor chegou em 2020 com opções bem completas. Este editor de vídeo ainda conta com diversos filtos e overlays de alto nível para que qualquer pessoa consiga realizar suas edições sem dificuldades.
Um grande destaque do EaseUS Video Editor é a compatibilidade com um enorme número de extensões de vídeo. Ou seja, vídeos gravados com celulares, câmeras comuns e até mesmo câmeras DV podem ser usados sem a necessidade de um conversor.
Quem já precisou fazer ajustes e edições simples em vídeos baixados ou gravados certamente já pensou se existe algum aplicativo simples e com funcionalidades voltadas aos iniciantes. Felizmente, esses softwares realmente existem, e uma excelente opção disponível atualmente é o Avidmux —voltado para quem deseja fazer pequenas correções de cor e brilho em clipes de qualquer formato.
Além disso, o software garante fáceis ajustes de subtítulos, inserção de logos e vários outros recursos similares. Vale dizer também que o Avidemux é conhecido por sua leveza e estabilidade, permitindo que até mesmo usuários com computadores menos poderosos possam utilizá-lo sem problemas.
Outra opção descomplicada e excelente para edições simples, o Windows Movie Maker pode até sofrer um pouco de preconceito, mas é uma grande mão na roda. Se você precisa de uma ferramenta para unir dois vídeos criados com uma GOPro, por exemplo, não precisa de mais do que vai encontrar na ferramenta da Microsoft. Ele também é bem competente para a criação de transições e outros ajustes simples.
Vale dizer que o Windows Movie Maker conta com um bom sistema de compartilhamento direto com redes sociais e serviços de armazenamento — incluindo o Facebook, OneDrive e o Youtube. Um dos pontos negativos dele está nos formatos suportados para a importação, mas isso não será um problema para os usuários que fizerem a importação a partir das principais câmeras ou smartphones do mercado.
Existem duas versões do Lightworks, mas hoje vamos nos dedicar a falar sobre a gratuita. O software é uma ótima ferramenta para quem precisa editar vídeos de um modo rápido e descomplicado — uma vez que o grande diferencial dele está justamente na otimização para o aumento de velocidade, desde a aplicação de filtros e efeitos até a renderização dos conteúdos criados ali.
O Lightworks traz suporte para a edição multicâmera, permitindo uma melhor interação entre os vídeos capturados com diferentes fontes. Ele ainda garante bons resultados de inserção de textos, integração com um software de efeitos especiais (Boris FX), aplicação de filtros em tempo real e exportação dedicada a serviços online.
Mais um software simples e eficaz, o Shotcut garante que os consumidores possam fazer uma série de ajustes bem legais em seus vídeos. Com o aplicativo, é possível fazer a adição de filtros especiais (como borrões, balanço de cores, modificação de brilho e modificação de saturação), utilização de recortes e muito mais.
Também é preciso destacar que o aplicativo se comporta muito bem com uma série de formatos de arquivos — o que o torna uma ferramenta bem versátil. Ainda assim, o principal ponto positivo dele fica mesmo com a facilidade apresentada para a utilização de suas funcionalidades.
Com a interface bem bonita e leve, o Filmora é um editor de vídeos que une ferramentas avançadas e filtros modernos e simples de serem usados. Também há a possibilidade de adicionar stickers aos materiais produzidos no aplicativo, sendo portanto uma excelente opção para quem precisa de ajuda em edições caseiras.
De uma maneira bem resumida, o Filmora permite juntar fotografias, vídeos, texto e áudio em uma única ferramenta. Destaque também para a utilização de timelines completas e que permitem aos consumidores saberem exatamente como trabalhar com cada camada das edições. O software ainda traz um “Modo Fácil”, que é ideal para quem quer fazer montagens com fotografias.
Outra opção simples e intuitiva, o VSDC Free Video Editor traz vários recursos bem legais para os usuários que querem mais do que apenas slideshows com suas fotografias. Este aplicativo conta com recursos qualificados e uma grande variedade de efeitos e filtros predefinidos, os quais podem ser aplicados a uma gravação ou montagem com um simples clique.
Ele não traz recursos profissionais de recorte e ajustes finos, mas garante uma série de funções que podem ser bem úteis para aquelas edições mais simples.
Com funções muito interessantes para usuários mais avançados, o DaVinci Resolve é a evolução de uma das ferramentas de ajuste de cor utilizadas na produção profissional em filmes de Hollyhood. Mas ele não resolve apenas questões de tom. Ele também permite adicionar efeitos e começar uma edição do zero.
Outra funcionalidade importante dele é a possibilidade de importar projetos de edição dos famosos Adobe Premiere e Final Cut – ambos pagos. A interface do programa é bem organizada e intuitiva, possibilitando que usuários de todos os níveis possam usar a ferramenta.
2 Comments
top..estava procurando os efeitos muito bom, melhor dica
obrigado, já estou aplicando em meus projetos.
top.. nossa gostei muito do seu artigo, vou acompanhar
seu blog seu conteúdo vem me ajudando
bastante, muito obrigado.