Se você está formatando um trabalho acadêmico e precisa colocar ele nas regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas, veja como configurar online seu trabalho acadêmico nas normas ABNT.
Estudantes do ensino médio e cursos técnicos e superiores precisam apresentar trabalhos. Na maioria dos casos, as pessoas optam pelo Microsoft Word. Mas o Word apresenta muitos problemas, como falta de alguns recursos e incompatibilidades entre versões e sistemas operacionais. Além disso, o software para computadores tem um custo. Então, se você quer um programa grátis, baseada em nuvem e simples de usar, recomendo o Google Docs ou o Word Online. Você poderá editar seu trabalho em qualquer lugar, inclusive offline e, com exceção de um apocalipse digital, nunca perderá seu trabalho. Mas o principal ponto aqui é que você precisa saber como configurar seu trabalho acadêmico nas normas ABNT.
A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS(ABNT), como o próprio nome pode indicar, e uma organização que dita as regras de formatação dos trabalhos acadêmicos. E principalmente as instituições de ensino superiores exigem que você as utilize na apresentação do seu trabalho.
Alias, muitos estudantes tem até um certo medo das normas da ABNT. Isso porque a maioria da galera julga as normas complicadas, e temem por se enrolar nelas. Mas, nesse artigo, vou te explicar as NBRs do jeito mais simples possível, além de te dar algumas dicas de como facilitar a adequação das normas, independente se você estiver usando o Microsoft Word ou o editor de texto do Google Drive.
Para que serve a ABNT?
Embora muitos estudantes não gostem nem de ouvir falar em ABNT, saiba que as normas da Associação tem como objetivo melhorar e padronizar a apresentação de trabalhos acadêmicos, e assim facilitar o trabalho de professores, além de proporcionar confiança e seriedade ao trabalho.
Outra coisa importante de se falar é que as normas não são exclusividade do Brasil. Embora a ABNT seja uma instituição brasileira, a normatização adotada é padrão em vários países. Com essas normas, temos um padrão único para transmitir o conhecimento postado no trabalho acadêmico de forma limpa e organizada, fazendo com que seu trabalho seja compreendido por qualquer pesquisador, cientista ou professor do mundo.
Agora que você já sabe para que estas regras existem, vamos conhecê-las melhor. Confira abaixo quais são as principais Normas da ABNT.
Para que serve a ABNT?
Embora muitos estudantes não gostem nem de ouvir falar em ABNT, saiba que as normas da Associação tem como objetivo melhorar e padronizar a apresentação de trabalhos acadêmicos, e assim facilitar o trabalho de professores, além de proporcionar confiança e seriedade ao trabalho.
Outra coisa importante de se falar é que as normas não são exclusividade do Brasil. Embora a ABNT seja uma instituição brasileira, a normatização adotada é padrão em vários países.
Com essas normas, temos um padrão único para transmitir o conhecimento postado no trabalho acadêmico de forma limpa e organizada, fazendo com que seu trabalho seja compreendido por qualquer pesquisador, cientista ou professor do mundo.
Agora que você já sabe para que estas regras existem, vamos conhecê-las melhor. Confira abaixo quais são as principais Normas da ABNT.
Lembrando que todas as normativas definidas pelas NBRs são “recomendações” de regras ABNT, e fica a critério da instituição de ensino quais delas seguir.
Principais Normas ABNT
NORMA | DESCRIÇÃO |
NBR 14724 / 2011 – Trabalho Acadêmico | Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, monografias e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). |
NBR 10520 / 2002 – Citações | Esta Norma especifica as características exigíveis para apresentação de citações em teses, dissertações, monografias e outros. |
NBR 6022 – Artigos científicos impressos | Informação e documentação – Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação. |
NBR 6023 – Referências | Esta norma estabelece os elementos a serem incluídos em referências. Esta norma fixa a ordem dos elementos das referências e estabelece convenções para transcrição e apresentação da informação originada do documento e/ou outras fontes de informação. |
NBR 6027 – Sumário / 2012 | Esta norma estabelece a apresentação do Sumário |
NBR 6028 – Resumo e Abstract | Esta norma estabelece a apresentação do RESUMO e do ABSTRACT. |
NBR 6024 / 2012 – Numeração progressiva das seções de um documento | Esta Norma especifica os princípios gerais de um sistema de numeração progressiva das seções de um documento, de modo a expor em uma sequência lógica o inter-relacionamento da matéria e a permitir sua localização. |
NBR 6034 / 2004 – Índice | Esta Norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices. |
NBR 15287 / 2011 – Projeto de pesquisa | Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de projetos de pesquisa. |
Como configurar seu trabalho acadêmico nas normas ABNT com o Word Online
Para facilitar a diagramação do seu trabalho, uma boa ideia é configurar as margens em seu editor de texto. Veja como fazer isso no Word:
Agora você precisa configurar o tipo de papel.
Formatação de parágrafos na ABNT
Formatação das margens ABNT
A formatação geral de apresentação do trabalho acadêmico normalmente segue as seguintes margens:
Dica para lembrar: Na parte superior da folha vai a numeração das páginas e do lado esquerdo deverá haver espaço para encadernação, por isso, cada um desses lados ganha 1 cm a mais.
Divisões do Trabalho segundo as Regras ABNT
1. Elementos Pré-textuais
Capa: (Elemento obrigatório) Na Capa deve constar o nome da Instituição de ensino, o seu curso, seu nome, título do trabalho, município e ano.
Lombada: (Opcional) Utilizada em trabalhos encadernados.
Folha de rosto: (Obrigatório). Na folha de rosto devem constar o nome do autor, título do trabalho, cidade, ano, uma breve descrição do trabalho (incluindo o objetivo) e o nome do orientador.
Errata: Se houver necessidade de correção.
Folha de Aprovação: (Obrigatório) Lançada após o resultado, deve conter os nomes do orientador e dos examinadores.
Dedicatória: Espaço aonde para o autor fazer dedicatórias.
Agradecimentos: Espaço para agradecer pessoas que ajudaram de alguma forma durante o curso.
Epígrafe: (Opcional). Espaço para citação, com base no trabalho.
Resumo: Um único parágrafo, de 150 à 500 palavras, e é encerrado com as palavras-chave do trabalho.
Resumo em Língua Estrangeira- Abstract: Resumo do trabalho no idioma inglês.
Caso haja ilustrações, tabelas, abreviaturas e símbolos, elas devem estar devidamente listados nesta sequência: Lista de Ilustrações, Lista de tabelas, Lista de abreviaturas, Lista de Símbolos, Sumário.
2. Elementos textuais
O texto deve ser dividido em 3 partes:
Introdução: Assuntos, justificativa e objetivo do trabalho.
A introdução deve dar ao leitor a clareza de que se trata o projeto, como foi desenvolvida a pesquisa e quais são os objetivos.
Desenvolvimento: Exposição e desenvolvimento da assunto.
Em cada capítulo deve ser abordado cada um dos objetivos do TCC.
Conclusão: Finalização do assunto com a apresentação de resultados.
A conclusão deve encerrar o trabalho, respondendo às questões abordadas no desenvolvimento, sendo capaz de sintetizar o conteúdo pesquisado e fornecendo solução para os problemas. Pode também levantar hipóteses.
A formatação segundo as normas ABNT para a conclusão é manter o texto tamanho 12, fonte Arial ou Times New Roman. Espaçamento: Recuo de 1,25 cm nas primeiras linhas dos parágrafos. Entre linhas: 1,5 cm. Alinhamento: justificado.
3. Elementos Pós-textuais
Formatação ABNT
Indicativo numérico
A numeração dos títulos e subtítulos começa na introdução e termina na conclusão, com algarismos arábicos e separadas do texto por um espaço em branco (sem ponto ao final do número)
Títulos sem indicativo numérico
Existem alguns títulos que não são numerados e devem ser centralizados na página:
Apesar deste padrão, algumas instituições de ensino pedem para não se numerar a introdução, entre outras normativas. Consulte seu orientador para ter certeza de quais normas você deve aplicar ao seu trabalho.
Citações diretas longas (mais de 3 linhas)
Citações diretas curtas (até 3 linhas)
As citações curtas devem ter configuração normal de parágrafo, porém com abertura de aspas no início e final da mesma.
Indicativo de autoria nas citações
Toda citação, seja ela longa, curta, direta ou indireta, deve ter sua respectiva autoria destacada, sob pena de ser considerada plágio. Veja mais detalhes em
Figuras, Gráficos, Quadros e Tabelas
Notas de rodapé
Referências Bibliográficas
Estrutura de um TCC nas normas da ABNT